Actualmente, muito se fala no mundo da blogosfera. Mas afinal o que significa este mundo? E qual o seu verdadeiro papel na sociedade dos dias de hoje?
Blogosfera é o termo colectivo que compreende todos os blogues como uma comunidade ou rede social. Deste modo, a principal vantagem dos blogues é a de poder proporcionar a cada indivíduo a oportunidade de expressar livremente a sua opinião através de um comentário, estabelecendo-se assim um maior contacto entre quem escreve e quem lê. Porém, o mundo da blogosfera também é capaz de trazer para a ribalta uma pessoa que seja capaz de se destacar por aquilo que faz. Um exemplo disso é os “Gato Fedorento”, que surgiram através de um blogue, nos anos 2002 e 2003, e que depois, pela qualidade do seu trabalho explodiram com os programas televisivos que passaram a apresentar na SIC Radical, RTP e SIC. Outro exemplo da força dos blogues é o facto de muitos deles, dada a relevância e importância que passaram a ter, passarem também para o formato livro. Mais uma vez, um exemplo disso é “O Gato Fedorento”.
Em suma, os blogues estão cada vez mais incorporados na realidade de quem utiliza a Internet, sendo uma ferramenta relevante no contexto da comunicação. A possibilidade de divulgação de trabalhos e de opiniões, a hipótese de conseguir um emprego ou de tornar-se conhecido por milhares de pessoas (como os Gato Fedorento) e de ser considerado importante suficiente para merecer chamadas de atenção na imprensa e para poder ser passado para o formato livro são apenas algumas das razões que levaram a concluir o quão importante os blogues se tornaram nos dias de hoje.
Curiosidade:
O termo "blogosfera" foi cunhado em 10 de Setembro de 1999 por Brad L. Graham como uma piada. Ele foi recunhado em 2002 por William Quick e foi rapidamente adoptado e propagado pela comunidade de blogues sobre guerras em curso (warblogs). Muitos continuaram a tratar o termo como uma piada. Todavia, a mídia estadunidense - o programa Morning Edition da National Public Radio, Day To Day, All Things Considered e outros - começou a usar o termo várias vezes para discutir opinião pública.
Acidentalmente ou não, o termo tem similaridade com a palavra mais antiga "logosfera". "Logo" significa muitas coisas, principalmente "palavra", e "esfera" pode ser interpretado como "mundo", resultando em "o mundo das palavras", o universo do discurso. O termo também se aproxima na pronúncia e no significado do termo "noosfera", o mundo do pensamento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário